Indicações e reflexões

Lojas em que fazemos nossas compras no mercado municipal de Curitiba (Parte I)

Tenho recebido diversos e-mails de leitores do blog perguntando: onde vocês fazem as compras dos seus ingredientes?
Basicamente compramos quase tudo no Mercado municipal. Com exceção de algumas coisas que são mais simples e que tem em qualquer supermercado.
O Mercado municipal de Curitiba é para mim um lugar fantástico. Perfeito para achar praticamente tudo. Para algumas coisas como frutas e legumes paga-se um pouco mais caro, mas a diferença é compensada pela qualidade e seleção dos produtos.
Ir ao Mercado municipal já é um passeio em si. Já escrevi aqui uma resenha falando sobre o Café do Mercado, meu favorito para cafés. (clique aqui para ver) Agora vou falar para vocês onde compramos frutas, legumes, temperos, queijos e vinhos.
FRUTAS
As frutas, compramos sempre na banca da Leonilda. Dona Leonilda é uma senhora muito simpática e que está sempre lá, muito sorridente, buscando nos oferecer as frutas mais frescas. As vezes quando vamos pegar uma fruta que está sobre a banca, ela puxa da parte de baixo uma caixa nova e nos diz que aquelas estão mais frescas pois acabaram de chegar. Frutas grandes, selecionadas e de primeira. Seu funcionário, o Dirceu, gentilmente leva as frutas até o carro no estacionamento para evitar que carreguemos o peso.

 

QUEIJOS

 

Imagine um paraíso dos queijos! Nunca deixei de encontrar um queijo especial que estava procurando para alguma receita na loja Bon Vivant. Se você vai em dias de pico como um sábado por exemplo, a loja está tão cheia de consumidores que o atendimento é feito por senha, mesmo tendo muitas simpáticas funcionárias pra te atender. O Titamissu que postei (aqui) foi feito com um queijo mascapone legitimamente italiano que encontrei lá.
Além de queijos maravilhosos a Bon Vivant também tem chocolates importados, arroz para risotos, massas, doces e outros ingredientes nobres para nossas receitas.

VINHOS

 

 

Rótulos especiais, vinhos mais simples, vinhos com excelente custo benefício, bons espumantes e atendimento de primeira. Tudo isso encontramos no Box 41. A loja é pequena mas o conteúdo é formidável.
A ultima lista de vinhos que passei, a do jantar com o chef Ivan Lopes (clique aqui para ver) foram todos comprados no Box 41.
O Guilherme Balbino, sommelier da loja, nos atende sempre com muita atenção, nos indicando novos vinhos, nos oferecendo outros para degustar ou simplesmente com um papo sobre vinhos de modo descontraído e agradável.
Se compramos um número maior de garrafas, eles entregam em casa. Uma facilidade visto o peso por exemplo de seis garrafas de vinho.

TEMPEROS A GRANEL

Açafrão, cardamomo, pimentas, anis estrelado, páprica picante, noz moscada, canela, cravo e uma infinidade de outros mais. Tempero é tudo na cozinha. Sem temperos acho que muitos pratos seriam tristes. Gosto de comprar muitos e em quantidades bem pequenas, pra não envelhecerem em casa e perderem seu efeito. Compramos todos na Mel Zum. Além de castanhas, frutas secas, mel, baunilha em favas, conservas e farinhas especiais como a de amêndoas por exemplo.
A Maria Helena e o Sr. José Carlos estão sempre lá para nos atender com uma paciência infinita para pesar gramas disso e daquilo. Um destaque especial para os dois é que se falta algo que não encontramos, eles sabem nos indicar exatamente onde encontraremos aquele produto dentro do próprio mercado, indicando inclusive o caminho para se chegar lá. Mel Zum é uma daquelas lojas que dá vontade de levar tudo pra casa.

Em uma próxima postagem, mostrarei onde compramos ervas frescas, produtos sem glúten e sem lactose, peixes e frutos do mar. carnes e outros ingredientes.
Até lá!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.