Pães e bolos

Sonhos com fermentação natural

A memória que me vem ao pensar em sonhos, é ainda criança, nos recreios da escola, sempre que podia comprava um sonho da tia que ficava na calçada vendendo todos os dias aquela iguaria recheada.

A criança que ainda habita em mim diz que nunca existiu um sonho tão gostoso quanto aquele. Uma pena minhas lembranças infantis serem tão bloqueadas, que nem lembro o nome da tia, para que, se ainda viva eu pudesse ir ter com ela em busca da receita do seu sonho perfeito.

Como padeira busquei aquele sabor até chegar neste sonho que apresento a vocês agora e tem feito um enorme sucesso entre meus alunos. Com um orgulho imenso no coração vejo algumas alunas postarem fotos e vídeos lindos com os sonhos da receita que disponibilizei e ainda outras ganharem parte do sustento familiar com a venda destes sonhos.

Neste momento, eu cá do Peru, escrevo em busca também de um sonho. Mas já não é este sonho que se se come lambuzando bocas e dedos, é sonho que a gente sonha com o coração, de um dia ver um projeto realizado e sentir um orgulho imenso de ter sonhado, lutado e conquistado.

Me conta, o que voce tem feito pelos seus sonhos?

INGREDIENTES MASSA

500g farinha

190g ovos

110g açúcar

200g levain ativo

100g manteiga

10g sal

2g fermento biológico seco

MODO DE PREPARO

Junte a farinha de trigo, o açúcar, o levain, o fermento biológico e os ovos. Misture bem e sove por 7 minutos.

Acrescente o sal e a manteiga em ponto de pomada aos poucos e sove por mais 7 minutos.

Coloque em uma vasilha untada e deixe dobrar de volume.

Após dobrar de volume separe em pequenos pedaços de 65g cada (rende em torno de 18 sonhos), faça a modelagem no formato redondo, coloque sobre pequenos discos de papel manteiga que são para facilitar a tranferência para a frigideira, aguarde a segunda fermentação.

Se preferir fazer fermentação a frio, antes da modelagem deixe a massa na geladeira de um dia para o outro. No dia seguinte modele e aguarde fermentar novamente.

Quando seu pão atingir o dobro do volume na segunda fermentação, aqueça o óleo, (usei de girassol) na temperatura baixa e não deixe ultrapassar dos 170graus. Use um termômetro espeto para aferir e quando passar da temperatura desligue o fogo, ligue quando diminuir e assim sucessivamente…

Transfira com cuidado pois estão bem fermentados e frite por 2min de cada lado.

Passe no açúcar refinado. Gosto de usar açúcar baunilhado mas se não tiver tudo bem.

Agora é só rechear. Detalhe: Prepare o recheio enquanto sua massa fermenta.

CREME DE CONFEITEIRO

Ingredientes

  • 365g leite
  • 30g farinha de trigo
  • 100g açúcar
  • 4 gemas de ovos de galinha
  • 1g sal
  • 1 colher (chá) de extrato de baunilha.

Modo de preparo

  1. Em uma tigela, misture a farinha, o açúcar, as gemas e o sal até formar uma pasta homogênea.
  2. Aqueça o leite em uma panela até começar a ferver, e desligue o fogo.
  3. Adicione uma concha de leite na mistura de gemas e depois mais uma concha aos poucos, mexendo sempre para incorporar.
  4. Coloque de volta na panela com o restante do leite e leve ao fogo médio, mexendo constantemente até ferver e engrossar.
  5. Adicione a baunilha e misture bem.
  6. Passe o creme por uma peneira para garantir que não sobrou nenhuma pelota.
  7. Recheie os sonhos fazendo um pequeno corte com uma faca e usando um saco de confeiteiro.

Se voce veio até aqui pelo meu instagram deixa lá um comentário para me motivar a escrever todos os dias. Fico imensamente grata pela sua audiencia e seu carinho.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.