Pães e bolos

Pão branco – receita básica (fermento biológico)

Elk Oliveiraatualizado em 22 de fevereiro de 2022

Fundamentalmente tudo o que precisamos para fazer pão é farinha, água, sal e fermento. Acrescente a isto paciência, um forno razoável e bons ingredientes e você fará maravilhas na sua cozinha.

Quando falo de bons ingredientes me refiro a apenas dois na verdade. Uma farinha de boa qualidade e uma água pura sem cloro em excesso. O resto a gente vai se virando e se ajustando. Muitas vezes achamos que nosso forno não é bom mas na verdade nos falta é experiência em lidar com ele para assar pães. Na maioria dos casos pelo que vejo aqui, os alunos tem receio de usar o forno em temperatura máxima, perdendo assim o benefício de uma casca mais rústica e pães mais caramelizados. Mas aos poucos vamos nos ajustando e conseguindo dominar nossas ferramentas.

Sempre dá pão!

Esta é a receita do pão básico de fermentação biológica. Com ela é possível criar pães recheados, pizzas e outras invenções mais que a sua criatividade permitir.

Faça aí e depois me conte.

Rendimento: 1 pão grande ou 2 pães menores

Tempo de manuseio: 40 minutos

Ingredientes:

  • 500 g de farinha de trigo
  • 330 ml de água
  • 10 g de sal
  • 15 g de fermento biológico fresco ou 5 g de fermento biológico seco

Modo de preparo

Coloque a água em uma tigela grande. Misture a farinha e o fermento na água.  Deixe um pouco da farinha para ver se realmente é necessária. Pães mais hidratados costumam ficar mais macios.

Despeje a massa na bancada e já incorporando a farinha com as mãos. Tente aproveitar toda farinha que ficar grudada nas laterais da tigela que você usou. Adicione agora o sal. Depois de tudo bem incorporado sove a massa  por no mínimo 10 minutos. A sova é muito importante para liberar as cadeias de glúten e dar elasticidade e maciez ao pão. Cuidado com adicionar mais farinha ou seu pão ficará duro e seco.

Cubra com um pano levemente umedecido e deixe crescer por cerca de 1 hora até dobrar de tamanho (se estiver calor é mais rápido).

Despeje a massa em uma bancada, pressione-a para liberar todo ar que se formou internamente.

Modele e coloque em uma assadeira  untada com um pouco de óleo.

Cubra novamente com um pano umedecido e espere crescer por 30 minutos.

Cerca de 20 ou 30 minutos antes de assar, coloque outra assadeira na parte de baixo do forno e preaqueça em 250ºC.

Faça um talho longitudinal de ponta a ponta na massa com cerca de 1 cm de profundidade ou vários talhos, depende da sua modelagem (utilize um estilete ou uma lâmina de barbear).

Despeje 50 ml de água na assadeira de baixo préaquecida e coloque a massa no forno em outra assadeira na parte de cima. Espere assar por 30 a 40 minutos até dourar bem. Não deixe muito mais tempo do que isso.

Para saber se o pão está assado, retire-o do forno e bata no fundo. Deve soar oco como bater na madeira. Você pode voltá-lo para o forno caso não esteja assado.

Quando estiver assado, retire do forno e coloque em uma grade para esfriar por 10 minutos. Só embale seus pães depois de totalmente frios. O ponto certo deste pão é casca extremamente crocante por fora e muito macio por dentro.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.