Receitas dos Leitores Sobremesas e Doces

Torta de laranja portuguesa – Da minha chef luso brasileira favorita

Alguns dias atrás eu publiquei uma receita de um pão caseiro, onde contei pra vocês que aprendi a fazê-lo ainda novinha com a minha irmã.
A Nalva vive hoje em Lisboa encantando os portugueses pela sua beleza e sua criatividade na cozinha. Recentemente ela me enviou uma foto de uma iguaria tradicionalmente portuguesa que tinha acabado de fazer.  Uma torta de laranja que não sei bem se eles comem com café ou é sobremesa. Na minha opinião atende muito bem às duas situações. Recebi a receita dela via Whatsapp em um português lusitano, que transcrevo agora fielmente.
Preparei então conforme o descrito. Uma deliciosa surpresa que tantos ovos, açúcar e manteiga podem proporcionar. Não é uma receita pra quem está fazendo dieta (risos).  Tão gostosa e tão portuguesa que imaginei Mario de Sá Carneiro e Fernando Pessoa no Café da Arcada na Praça do Comércio, tomando um café e apreciando um pedaço enquanto discutiam a publicação de Orpheu, ha mais de 100 anos atrás.

INGREDIENTES

  • 8 Ovos
  • Raspa de 2 Laranjas
  • Sumo de 2 Laranjas
  • 400 gramas de açúcar branco
  • 2 colheres de sopa de farinha de trigo
  • 50 gramas de manteiga derretida
  • 1 colher de chá de fermento

Preparação – Etapa 1:
Ligar o forno previamente na temperatura 200 graus 😉

Etapa 2:
Juntar os ovos, a raspa, o sumo da laranja, o açúcar, manteiga e fermento. Mexer bem, Depois de estar tudo bem ligado, juntar a farinha.

Etapa 3:
Untar o Tabuleiro com manteiga ou óleo, colocar papel vegetal sobre o tabuleiro e untar o papel vegetal com manteiga ou óleo.

Etapa 4:
Colocar o delicioso preparado no tabuleiro e ir forno, ir espreitando até o preparado estar com uma ligeira cor dourada/castanha (aprox. 20 minutos).

Etapa 5:
Depois de tirar o tabuleiro, levantar cuidadosamente o papel vegetal para a bancada e com a ajuda de um pano húmido ir enrolando a torta.
*Nota: Não deixar arrefecer muito pois mais tarde poderá não tomar a forma desejada.
*Nota: Não verter o preparado na bancada.

Etapa 6:
Depois de ter a torta enrolada poderá eventualmente colocar mais açúcar por cima e decorar a seu gosto.

* Para não errar de jeito nenhum a maneira de enrolar a torta, procurei e encontrei um vídeo de uma alegre YouTuber portuguesa que passei a seguir e compartilho agora com vocês o canal e o vídeo. La Dolce Rita. A quantidade dos ingredientes na receita dela está reduzida, mas o resultado é igualmente saboroso. Como ela mesmo explica, gosta de fazer uma torta menor.
https://www.youtube.com/user/receitasladolcerita

 

One Reply to “Torta de laranja portuguesa – Da minha chef luso brasileira favorita

  1. Adorei a descrição.Vc como sempre muito culta com a sua narrativa.
    Quem me deras poder encantar esse povo que tem uma culinária extraordinária ,mas vamos tentando.
    A torta ficou maravilhosa,como tudo que vc faz…e assim seguimos com a dieta…

Comments are closed.