Bolos e pães

Bolo de fubá cremoso da D. Vildete de Belo Horizonte MG

Durante cinco anos, em meus tempos de universitária, morei em Belo Horizonte MG. Lá por muito tempo fui inquilina da D. Vildete. Uma senhora com cara de brava e que detestava que o nosso gato fugisse pra casa dela. Mas ela era brava só de fachada. Por dentro tinha um bom coração. Morávamos no mesmo andar em apartamentos um de frente para o outro. Toda vez que a dona Vildete fazia biscoitos de polvilho ou este bolo cremoso de fubá ela levava um pouco para nós.
Quando fui embora, voltando para Vitória, fui me despedir dela e ela finalmente me deu a receita anotada em um pedacinho de papel que guardo até hoje. Perdi o contato com a Dona Vildete. Nem sei se ela ainda vive, visto que já era uma senhora idosa. Mas, compartilho com vocês agora a receita deste bolo delicioso. Se você fizer da maneira correta ele ficará com um creme no meio. Demorei algum tempo pra acertar o ponto. è um bolo bem mineiro que fica perfeito com um cafezinho passado na hora.
No final da receita a dona Vildete escreveu uma expressão que até hoje não sei o que significa. Se alguém souber por favor me avise!

Vil-ju-de-pe-ti-pi

Ingredientes:

  • 2 xícaras de açúcar
  • 3 ovos
  • 2 colheres (sopa) cheia de manteiga em temperatura ambiente
  • 1 e 1/2 xícara de fubá
  • 1/2 xícara de farinha de trigo
  • 8 colheres de queijo parmesão ralado
  • 1 pitada de sal
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó
  • 1 copo (300 ml) de leite
Preparo:
Pré-aqueça o forno a 180 graus. Unte e enfarinhe uma forma média de preferência daquelas com um buraco no meio. No liquidificador bata bem o açúcar os ovos e a manteiga.  Acrescente o fubá, o sal, a farinha de trigo, o queijo e o leite. Bata durante uns 3 minutos. Por ultimo adicione o fermento e bata o suficiente para misturar. Asse durante aproximadamente 30 minutos.

 

admin
Elk Oliveira é diretora da agência de viagens Interpraias Turismo. Nas horas vagas e fins de semana, na companhia dos amigos e da família, curte gastronomia, vinhos, música e filosofia. Este blog é o exercício de um hobby cultivado no intuito de compartilhar com os amigos receitas, dicas de vinhos, lugares, pessoas e momentos inesquecíveis.
http://www.entreamigosepanelas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *