Bolos e pães

Bolo Integral de banana (sem glúten e sem lactose)

Recentemente recebi um diagnóstico de intolerância a lactose. O que torna a vida um pouco difícil pra quem ama cozinhar e fazer doces. Existe recurso, é claro. Um antídoto chamado lactase que anula o efeito da lactose no organismo. Mas esse é um recurso que prefiro usar apenas em ocasiões especiais. No dia a dia tento evitar a lactose da melhor maneira possível.
Há algum tempo a Samanta chegou em casa com um bolo de banana integral muito gostoso. Pesquisando, descobri que este bolo é feito com aveia. Não tenho intolerância ao glúten mas tento evitá-lo o máximo possível. Então, substituí a aveia por quinoa em flocos. Se você preferir pode usar a aveia. É um bolo leve, muito saboroso e fácil de fazer. Procure usar bananas muito maduras pois é o açúcar delas que faz toda a diferença. Fiz com duas colheres de açúcar mas pode fazer sem açúcar para quem gosta de sabores menos adocicados ou tenha restrição ao açúcar.

Ingredientes:

4 bananas nanica ou prata bem maduras (quase estragando).
1/2 xícara de óleo de soja
1 xícara e meia de uvas passas pretas
1 xícara de quinoa em flocos
3 ovos
2 colheres de sopa de fermento em pó
2 colheres de açúcar mascavo ou demerata
1/2 xícara de castanhas trituradas (opcional)

No liquidificador bata as bananas, o óleo, 1 xícara das uvas passas, os ovos e o açúcar.  Despeje a mistura em uma tigela e junte a quinoa em flocos e as uvas passas restantes misturando bem. Por último junte o fermento e misture mais um pouco. Não precisa usar batedeira. misture suavemente com uma espátula. Unte uma forma com óleo de soja ou margarina sem lactose. Coloque a metade das castanhas trituradas do fundo, despeje a massa e salpique o resto das castanhas por cima. Leve ao forno para assar a 200 graus por 45 minutos. Esse tempo é importante pois antes disso o bolo parecerá assado mas não estará.
Esta receita rende um bolo de forma redonda com buraco no meio média ou 2 bolos pequenos de forma de bolo inglês.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *