Bolos e pães

Bom bocado de tapioca. Especialmente para Simone de Curitiba que gostou muito quando fiz e pediu a receita.

Pra quem não conhece a  tapioca:  você a encontra à venda nos supermercados, é um subproduto da mandioca. Existem outros, como a farinha de mandioca e o polvilho. No nordeste, por herança dos indígenas, a mandioca é alimento que aparece desde cedo na dieta. Substitui muitas vezes o pão no café da manhã. Seu outro nome é macaxeira. Com ela são feitos pratos doces e salgados. O bom-bocado de tapioca é um doce que os turistas estrangeiros apreciam muito quando visitam o Brasil.

Ingredientes
3 xícaras de chá de farinha de tapioca (granulada e não fresca)
3 xícaras de chá de leite
3 ovos
8 colheres de (sopa) de açúcar
1 xícara (chá) de leite de coco
1 colher (sopa) de manteiga derretida
1 colher (chá) de essência de baunilha
3 xícaras (chá) de coco ralado

Preparo

Deixe a farinha de tapioca de molho no leite por 3 horas. Depois deste tempo, bata as claras em neve, em seguida junte as gemas, o açúcar, o leite de coco, a manteiga derretida, a baunilha. Acrescente então a farinha de tapioca que você deixou descansando no leite e vá misturando bem devagar. Transfira a massa para uma assadeira untada e cubra com o coco ralado. Peça ajuda a um adulto e leve ao forno médio por 40 minutos. Depois de pronto, deixe esfriar e corte em pedaços. Se preferir use forminhas individuais e ficará como na foto.

admin
Elk Oliveira é diretora da agência de viagens Interpraias Turismo. Nas horas vagas e fins de semana, na companhia dos amigos e da família, curte gastronomia, vinhos, música e filosofia. Este blog é o exercício de um hobby cultivado no intuito de compartilhar com os amigos receitas, dicas de vinhos, lugares, pessoas e momentos inesquecíveis.
http://www.entreamigosepanelas.com.br