Entradas Vinhos e Drinks

Calabresa bêbada e Sangria espanhola (Iniciando as comemorações de aniversário)

 

No último final de semana eu estava em minha querida “Vitorinha” (assim chamada pelos capixabas apaixonados pela capital do Espírito Santo), para visitar a família e aproveitamos para iniciar antecipadamente as comemorações do meu aniversário. Tive o prazer de cozinhar para as minhas queridas Samanta, Bárbara, Naka, Delly e Gizalba em um jantar cheio de carinho e boas risadas.
De entrada, um petisco típico dos botecos mineiros, pra amenizar a saudade de BH: calabresa bêbada. Depois, como prato principal um espaguete ao pesto com filé ao poivre. Darei a receita no próximo post.

Pra beber foi um desfrute total. Junto com o petisco de calabresa tomamos uma sangria (bebida típica da Espanha) e depois um espumante feito com ouro comestível que ganhei de um querido amigo já faz dois anos e estava guardando para uma ocasião especial.  E o que pode ser mais especial do que estar entre os que eu amo comemorando mais um ano novo? Festa total. As meninas adoraram beber ouro.  Em seguida um Doc Duo Brut Rosé e no final um vinho tinto La cuvee.

Segue agora a receita da linguiça calabresa bêbada e da sangria. Fácil de fazer  e deliciosas

CALABRESA BÊBADA.

Ingredientes:

3 linguiças calabresa
1 cebola cortada em rodelas finas
1 pimentão vermelho pequeno cortado em fatias finas
1 colher (chá) de ervas de provance (se não tiver use salsinha picada)
10 azeitonas verdes sem caroço cortadas em rodelas
100 ml de cachaça de boa qualidade
5 colheres (sopa) de azeite
1/2 colher (café) de páprica picante
Papel alumínio

Preparo:

Em uma vasilha alta que possa ir ao forno (usei uma cocote de porcelana) coloque um pedaço grande de papel alumínio forrando o fundo de forma que sobre papel de ambos os lados para fechar feito um pacote.  Em uma vasilha a parte misture a calabresa, a cebola, o pimentão, os temperos, o azeite  e a cachaça. Reserve as azeitonas.  Coloque na vasilha com o papel alumínio feche bem e leve ao forno pré-aquecido a 220 graus por 10 minutos. Abra o papel alumínio com cuidado por causa do vapor e leve novamente ao forno por mais 8 minutos para dar uma tostadinha na calabresa.
Sirva puro ou com pãezinhos e torradas.

SANGRIA

Ingredientes:

1 laranja pera sem casca e sem sementes cortada em rodelas
2 maçãs vermelhas com casca cortadas em rodelas ou pedaços grandes
1 limão siciliano com casca cortado sem sementes cortado em rodelas finas
2 paus de canela
2 colheres de sopa de acúcar
1/2 litro de água gasosa ou refrigerante de limão (usei o refrigerante) se usar água coloque o suco de um limão pequeno.
1 garrafa de vinho tinto seco bem gelado
1 xícara de abacaxi picado
2 colheres de cointreau (opcional)
Folhas de hortelã para decorar (opcional)

Preparo:

Em uma jarra grande de vidro ou uma poncheira coloque as frutas e despeje o açúcar por cima. Acrescente o conitrau, a água e o suco de limão ou o refrigerante, o vinho e a canela. Mexa bem e deixe repousar na geladeira por 15 minutos antes de servir. Prove o açúcar. Se preferir mais doce coloque um pouquinho mais. mas cuidado!  Decore com as folhas de hortelã e sirva.

Convidadas apaixonadas!

Espumante:

Espumante Austríaco Österreich Gold com Flocos de Ouro 23 Quilates 

 

Vinho Fino Tinto Seco – La Curvée. Roland Boucharcourt. (França)

 

admin
Elk Oliveira é diretora da agência de viagens Interpraias Turismo. Nas horas vagas e fins de semana, na companhia dos amigos e da família, curte gastronomia, vinhos, música e filosofia. Este blog é o exercício de um hobby cultivado no intuito de compartilhar com os amigos receitas, dicas de vinhos, lugares, pessoas e momentos inesquecíveis.
http://www.entreamigosepanelas.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *