Indicações Gastronômicas

Curitiba terá um mercado gastronômico diferenciado. Mercadoteca inaugurará na próxima quinta, 22 de outubro.

Sempre que visitamos um país nosso primeiro interesse sempre é a gastronomia local. Antes de sairmos de casa já estudamos os restaurantes, as comidas típicas e principalmente os mercados gastronômicos do país. Em nossa última viagem ficamos absolutamente encantados com os mercados de Madrid que era um verdadeiro fervo de aromas, sabores e gente interessante. Lamentávamos sempre a não existência de lugares como aqueles no Brasil.
Pois bem, ótima notícia!!
Na próxima semana, quinta 22 de outubro, inaugurará o primeiro mercado gastronômico de Curitiba.
E eu estarei lá para mostrar a vocês se o conceito é mesmo o prometido pelos empreendedores.

A primeira vez que estive em um mercado assim foi em Paris no La Grande Epicerie de Paris. Me senti uma criança em uma loja de brinquedos. Um mercado luxuoso, com temperos do mundo inteiro e todos os sabores tradicionais da França reunidos em um playground para gourmands raffiné.

                     La Grande Epicerie de Paris
 
Depois em Nova York o Mercado Eataly. Um complexo gastronômico destinado à culinária Italiana.
 Bancas de legumes, balcões refrigerados, prateleiras, bares e restaurantes vendem ingredientes que ou vêm da Itália (no caso dos industrializados) ou são produzidos e processados de acordo com as tradições italianas.


Eataly Nova York
 
Mas a surpresa total veio mesmo dos mercados madrileños. Nas primeiras tentativas não conseguimos nem entrar. Em nossa primeira caminhada pelas ruas de Madri demos de cara com o mercado de San Miguel. Mesas altas com alguns bancos ao redor de muitos stands cheios de tapas aparência apetitosa, muitas pessoas comendo e bebendo em pé em conversas animadíssimas. Era o happy hour local.
Mercado San Miguel
Depois fomos conhecer o Platea. Igualmente lotado de madrileños animados. Um lugar um tanto diferente pois o espaço usado na construção do mercado era o antigo cinema Carlos III, onde estima-se que foram gastos sessenta milhões de euros na reforma. Uma construção de três pisos cheio de bares animados, cafés importantes como o mamma framboise (que não conseguimos entrar de tão lotado), música e shows apresentados no palco mantido onde era o telão. No ultimo andar do mercado fica o restaurante Arriba.  Era véspera do meu aniversário e não tínhamos conseguido nenhuma reserva em um bom restaurante para aquela noite, mesmo ligando do Brasil três semanas antes. Somente para a noite seguinte. Pensamos: já que estamos aqui, podíamos comer naquele restaurantezinho lá em cima. Qual surpresa! O “restaurantezinho” era do famoso chef Ramón Freixa (duas estrelas no Michelin) e tinha vaga para daí a dois meses!
Mas, nos divertimos nos bares onde os garçons servem as bebidas e com o tapas que você mesmo deve escolher diretamente nos balcões.
Platea
Enfim, estas são algumas de nossas experiências em mercados gastronômicos. Vamos esperar que o Mercadoteca em Curitiba nos proporcione tanto prazer que nos tornemos figuras presentes nele todas as semanas.

Mercadoteca
Rua Paulo Gorski, 1309, Campo Comprido,
Horários de atendimento: segunda a sábado, das 9h às 21h. Domingo, das 10h às 18h30.

admin
Elk Oliveira é diretora da agência de viagens Interpraias Turismo. Nas horas vagas e fins de semana, na companhia dos amigos e da família, curte gastronomia, vinhos, música e filosofia. Este blog é o exercício de um hobby cultivado no intuito de compartilhar com os amigos receitas, dicas de vinhos, lugares, pessoas e momentos inesquecíveis.
http://www.entreamigosepanelas.com.br