Prato principal

Lombo assado recheado com frutas secas e queijo camembert acompanhado de abacaxi grelhado ao molho de rum e especiarias.

Sabe aqueles dias que você está com fome, abre a geladeira, tudo que encontra é um pedaço de carne e um abacaxi e a preguiça não permite que você vá ao mercado? Bem, eu estava assim ontem lá em Itapema SC. Resolvi usar a criatividade com o que tinha e eis que surge uma receita de um lombo muito gostoso e um abacaxi grelhado de sabor inédito e surpreendente.
Espero que surpreenda vocês também!

Para o abacaxi grelhado:

1 abacaxi grande maduro
4 colheres (sopa) de rum
1/2 colher (café) de nos moscada
1/2 colher (café) de gengibre em pó
1 colher (sopa) de cravo da índia em pó
1 colher (sopa) de canela
1 pitada de pimenta calabresa
3 colheres (sopa) de açúcar demerata ou mascavo claro

Preparo:

Descasque o abacaxi inteiro, retire o miolo sem cortá-lo (eu tenho um instrumento pra isso. Se vc não conseguir faça com o miolo mesmo) e corte em fatias de aproximadamente 2 centímetros. Coloque as fatias em uma vasilha me modo que fiquem todas espalhadas.
Em outra tigela misture todos os outros ingredientes e despeje sobre as rodelas de abacaxi. Cubra com filme plástico e leve à geladeira por 2 horas.

Quando o seu lombo estiver saindo do forno, aqueça uma frigideira anti-aderente grande, coloque um fio de óleo de soja espalhe e quando estiver bem quente coloque os abacaxis, grelhando-os de um lado e do outro. Sirva quente.

Para o lombo recheado:

1 lombo de porco de aproximadamente 1,5 quilos
1 copo de vinho branco
1 colher (sopa) de alecrim
Sal e pimenta moída a gosto
100 gramas de damascos secos
50 gramas de uvas passas pretas
50 gramas de amêndoas
100 gramas de queijo camembert
1 cebola
2 dentes de alho
Para o final:
1 cebola e um pimentão cortado em farias grossas
1/2 xícara de azeite de oliva
1 colher (sopa de ervas de provence
1 copo de vinho branco

Preparo:

Corte o lombo como se fosse um bife gigante e tempere-o com sal e pimenta. Deixe descansando em uma assadeira. Enquanto isso, bata no liquidificador a cebola, o vinho, o alho, o alecrim e mais um pouco de sal e pimenta. despeje esta mistura sobre o lombo, cubra e deixe marinando por 2 horas.
Pique os damascos e corte o queijo em fatias. Retire o lombo do líquido, coloque-o sobre uma tábua, espalhe sobre ele o damasco, as amêndoas, as passas e o queijo camembert. Enrole como se fosse um rocambole e amarre com um barbante. Leve de volta ã assadeira com a marinhada, cubra com papel alumínio e leve ao forno pré-aquecido a 200 graus por 30 minutos. Retire o papel , retire desta forma e coloque em outra assadeira. Coloque ao redor a mistura de ingredientes que ficou para o final e leve ao forno novamente até dourar. Retire do forno e deixe esfriar por 10 minutos. Enquanto isso grelhe o abacaxi. Corte o lombo em fatias e sirva com o abacaxi grelhado

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *