Massas e Risotos Receitas do Ronaldo

Risoto de camarão na laranja

Ingredientes:
2 xícaras de arroz arbóreo
1/2 Quilo de camarões medios ou grandes limpos
2 laranjas grandes
1 cebola picada

1 colher de café de açafrão da terra
1 cálice de vinho branco
1 xícara de queijo parmesão ralado
3 colheres de sopa de manteiga sem sal
1 bouquet garni
Casca dos camarões
Sal a gosto

Preparo:

Quando limpar os camarões reserve as cascas. Lave-as bem e leve ao fogo baixo com o bouquet garni em dois litros de água por no mínimo 30 minutos.
Escorra o líquido e reserve-o na panela.
Passe os camarões rapidamente em uma frigideira no fogo para extrair o excesso de líquidos.
Com um ralador retire as raspas das duas laranjas e reserve. Extraia o suco das laranjas e coloque os camarões de molho nele com um pouco de sal.
Em uma panela grande derreta duas colheres de manteiga e junte a cebola para dourar levemente. Acrescente o arroz arbóreo, o açafrão e mexa bem até ficar bem incorporado. Acrescente o vinho branco e mexa até evaporar. Vá acrescentando aos poucos conchas do caldo de camarão aquecido. Coloque uma ou duas e mexa até evaporar repetindo o processo por 18 minutos.
Escorra o camarão do caldo de laranjas e acrescente ao risoto juntamente com as raspas da laranja. Continue mexendo por mais dois minutos, acrescentando ainda um pouco de caldo se necessário. Junte o queijo ralado e mexa por mais um minuto. Apague o fogo e acrescente a colher de manteiga restante. Mexa bem e sirva imediatamente.

Certa vez, em um inesquecível jantar em comemoração ao seu aniversário, o Ronaldo fez este risoto com uma variação do caldo. Usou um caldo de algas ao invés do caldo de camarões. O prato ficou tão saboroso quanto este, porém, com uma leveza surpreendente no sabor. Eu não saberia dizer qual dos dois é o meu preferido.

Para fazer o caldo de algas leve ao fogo 2 litros de água com algumas folhas de algas desidratadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *