Outros posts

Como abrir uma garrafa de espumante ou Champagne com uma espada. (Ok rsrs. Se você não tiver use uma faca grande)


Comermorar com espumantes não é costume só dos nossos tempos modernos. Segundo dados históricos, no tempo de Napoleâo Bonaparte, os amantes dos vinhos da regiâo de Champagne tinham um modo especial de celebrar as suas vitórias nas guerras. Após a batalha e ainda montados em seus cavalos o imperador e seus homens, abriam as garrafas cortando as pontas com seus sabres, que é um tipo de espada curvada.
A esta prática deu-se o nome de Sabrage. A técnica consiste em expulsar a rolha que sela a garrafa juntamente com o vidro da ponta do gargalo, em um único golpe com o sabre.
É um procedimento simpes, mas que deve ser feito com muito cuidado de preferência em um ambiente aberto para evitar que o afiado gargalo de vidro corte alguém.

Para se sabrar uma garrafa de champagne deve-se primeiramente remover a cápsula e a gaiola da garrafa.
Com a mão esquerda segura-se a garrafa na base e coloca-se o dedo polegar no fundo da garrafa, inclinado-se a garrafa para frente e para cima.
Com a mão direita segura-se o sabre  e num golpe firme desliza-se a lâmina contra o bico da garrafa, que se rompe e o champagne é jorrado e servido. Como você provavelmente não terá em casa um sabre, use uma faca de chefe batendo com o lado oposto da lâmina.

Pode-se tranqüilamente beber do vinho que foi sabrado, a alta pressão do líquido na hora do corte impede que fragmentos entrem na garrafa.
Todos os nossos amigos que ensinamos conseguiram realizar a técnica. Você também vai e vai deixar a todos ao redor impressionados.
Assim que possível farei um vídeo mostrando pra vocês.
Divirtam-se!

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *