Sobremesas e Doces Vinhos e Drinks

Tiramisù na taça e lista de vinhos do jantar com o Chef Ivan lopes

Conforme prometido na última publicação, segue a receita da sobremesa e a lista de vinhos tomados no jantar com o chef Ivan Lopes.
Esta sobremesa deve ser preparada no dia anterior pois requer muitas horas de geladeira. Ou bem cedo se você vai servir no jantar.
O tiramisù (em italiano, tirami su, de tira + mi + su: “levanta-me” ou “puxa-me para cima”, Assim chamado por ser muito energético em função provavelmente de suas muitas calorias e da cafeína) é uma sobremesa tipicamente italiana, possivelmente originária de Treviso, região do Vêneto, que consiste em camadas de pão de ló (em geral substituído por biscoitos do tipo inglês ou champagne) embebidas em café, entremeadas por um creme à base de queijo mascarpone e polvilhadas com cacau em pó. Mas a receita original comporta muitas variações. Esta que vocês verão agora se deu instintivamente enquanto eu cozinhava. Mas ficou muito gostosa!
 

Ingredientes:

300 gramas de queijo mascapone
3 colheres (sopa) de rum
200 ml de café forte sem açúcar
1 barra de 150 gramas de chocolate ao leite
1 pote (500 gramas) de creme de leite fresco
3 ovos
3 colheres (sopa) de açúcar
12 biscoitos champagne
2 colheres de cacau em pó ou chocolate meio amargo ralado para polvilhar. (Eu usei o chocolate ralado para polvilha e chocolate em pó pra decorar o prato)

Preparo:

Separe as claras das gemas tomando cuidado para que não fique nada de gemas nas claras. Se isso acontecer você terá que jogar fora e separar outro ovo, senão as suas claras não darão ponto.
Na batedeira bata as gemas com o açúcar até formar um creme amarelo claro. Aproximadamente 5 minutos. Acrescente o queijo mascapone e metade do creme de leite fresco e bata por mais dois minutos. Em outra tigela bata as claras em neve até formar picos firmes. Misture delicadamente ao creme de mascapone até que fique bem incorporado.

Derreta em banho maria o chocolate com o creme de leite fresco restante e 50 ml do café forte preparado. Pode ser no microoondas também, só tenha o cuidado de mexer a cada 30 segundos.
Em refratário coloque 150 ml de café e o rum. Você irá molhar levemente os biscoitos nesta mistura. mas isso deve ser feito um a um durante a montagem para não ficarem encharcados.  Agora se prepare para a montagem na taça. Tenha a mão todos os preparados anteriores e as taças.

No fundo da taça coloque uma colher (sopa) do creme de chocolate em seguida uma camada do creme de mascapone. Divida cada biscoito em três pedaços e molhe o lado sem acúcar no café com rum. Coloque os tres pedaços sobre o creme de  mascapone. Alterne desta forma até que por ultimo fique o creme de mascapone.
Leve a geladeira por no mínimo 12 horas. Na hora de servir decore com o chocolate ralado ou o cacau em pó.

Lista de vinhos do jantar.

1 – Espumante Doc Duo Brut Rosé

2 – Vinho branco Gustave Lorentz Gewürztraminer Alsace 2011

3 – Vinho Rosé Château de Berne Côtes de Provence Les Oliviers 2014

4 – Vinho tinto Marcelo Pelleriti Reserve Malbec 2010

5 –  Doc Duo Moscatel (Servido com a sobremesa)

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *