Receitas do Ronaldo

Filé mignon ao forno com pesto de ervas e a nostalgia

De maneira alguma posso dizer que esta é uma nova receita. Ela já estava publicada aqui no blog desde o seu nascimento a mais de quatro anos. Está entre as primeiras receitas do Ronaldo, que foi a razão inicial da existência do @entreamigosepanelas. Salvar para a posteridade suas preciosas receitas.  O blog cresceu sem que eu me desse conta, inesperadamente tornou-se motivo de orgulho e grandes alegrias.
Hoje, revendo alguns posts, decidi repostar esta receita de mignon que já agradou tantos amigos e continua sendo uma das minhas favoritas. É que ela me trás tantas lembranças que me sinto alegre só de olhar para esta foto.
Lembro do dia que foi tirada pela minha eternamente amada Sam, que voou e hoje vive no meu coração e de tantos outros que a amaram. Lembro do jantar do dia em que a fiz para que fosse fotografada pro projeto “Alma” Livro de receitas do Ronaldo que fizemos exclusivamente para ele como presente de Natal. Um projeto amador, mas cheio de amor.
Lembro das risadas, dos vinhos, do bom papo de meus amigos que foram minhas cobaias do projeto: Naka, Gisalba, Lucinéias, Delly, Nathany, Alda, Kaio e também do nosso amigo Alvanir que fez parte de um capítulo especial de nossas vidas, mas, a vida tem seus caprichos e nos separou, mas ainda sentimos sua falta e jamais o esqueceremos.
Hoje estou nostálgica. Mas é uma nostalgia feliz de boas lembraças, amigos preciosos, amor, enfim tudo o que precisamos na vida para ser feliz.

Ingredientes:

1 filé mignon inteiro
4 colheres de sopa de óleo de soja ou milho
200 gramas de lingüiça tipo calabresa
1 cebola média picada
1 maço de manjericão
1 maço de tomilho
2 ramos de alecrim
2 fatias de pão de forma torradas
2 dentes de alho
1 xícara de azeite ou mais.
1 colher de café de pimenta preta ou mais
Sal

Em uma frigideira grande coloque 2 colheres de sopa de óleo e aqueça bem. Sele o mignon por todos os lados até dourar. Reserve.
Coloque as ervas, as torradas, o alho, a cebola, a pimenta, o sal e o azeite em um mixer e triture formando um pesto de ervas. Divida e repita o processo pois provavelmente não caberá tudo no mixer de uma só vez.
Em uma frigideira aqueça o restante do óleo e frite a calabresa picada em pequenos cubos.
Quando o mignon já estiver frio, faça fatias grossas (aprox. 2 centímetros) deixando intacta a parte inferior. É importante que a carne já esteja fria para que não perca os seus sucos.
Coloque sal e pimenta preta moída entre as fatias. Recheie entre as fatias com o molho de ervas e a calabresa. Leve ao forno pré-aquecido 180 graus por 25 minutos. Para servir termine o corte das fatias.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *