Indicações Gastronômicas

Inauguração do Mercadoteca . Primeiro mercado gastronômico de Curitiba. Você precisa conhecer!!

No domingo passado, dia 18 eu escrevi um post falando sobre a inauguração de um mercado gastronômico em Curitiba e contando as minhas experiências em mercados semelhantes mundo afora. (Veja aqui) Neste post eu disse a vocês que estaria lá para conferir. Pois bem, a inauguração foi quinta  a noite e eu fui!
Contarei agora minhas impressões iniciais sobre o Mercadoteca. Pra começar, quero dizer que gostei muito do mercado, mas, dia de inauguração, muita gente, muitos carros e congestionamento. Voltarei durante a semana passado o fervo para curtir mais. Falarei aqui sobre os estabelecimentos com quem eu tive algum contato com as pessoas e no final do post colocarei o mapa do mercado com a lista de estabelecimentos.
Cheguei ao mercado as 19:10. O horário marcado para a abertura era 19;00 hrs. O estacionamento, que infelizmente não é muito grande, estava lotado. Consegui entrar depois de me apresentar e me instruíram a estacionar na única vaga existente reservada. Fila enorme de carros atrás de mim. Na próxima vez que eu voltar quero verificar se existem outras possibilidades de estacionamento, pois naquele momento, não vi nenhum outro ao redor.
Logo na entrada, do lado de fora em uma área coberta, várias mesas com muita gente batendo papo alegremente, bem ao estilo que vi em Madri. Entrando pelas portas a primeira coisa que se vê bem em frente é uma linda floricultura, a Esalflores, onde fui atendida pelo simpático gerente o Sr. Pazini que me presenteou com uma linda orquídea. Flores causam uma reação química no cérebro provocando alegria. A loja não poderia estar em posição melhor. Você começa a se sentir feliz logo na entrada.

À direita está o Templo da cerveja juntamente com o JPL Burgers, que serviam uns hamburguers com uma cara apetitosa de fazer salivar qualquer ser pensante ou não que seja carnívoro. Completamente lotado! Não dava nem pra entrar. A Lizandra da Brigaderia Visconde estava lá jantando com a família e pude tirar uma foto do mini hamburguer do filhinho dela.

Seguindo pelo corredor da direita a primeira loja é uma doceria portuguesa. O doces e pães de aparência impecáveis em vitrines de fazer uma gulosa por doces como eu querer provar um de cada. Mas Fui heroica e resisti,  provando apenas um pequenino e delicioso doce que a proprietária de forte sotaque português insistiu que eu provasse. Ah a dieta!

Logo depois deste mesmo lado está a Mundo Verde. Acho que da Mundo Verde quase todos já ouviram falar pois é uma grande franquia de produtos naturais, orgânicos, suplementos e outras coisas saudáveis mais.
Conversei com a proprietária a Juliana Federici, que fez questão de me explicar sobre muitos produtos novos da loja. Eu particularmente fiquei encantada por duas novidades: a manteiga clarificada Ghee e o suporte de grãos e farinhas a granel, onde os grãos são colocados por cima e saem por uma abertura embaixo, de modo que são sempre renovados.Pra quem não conhece, a manteiga clarificada ou simplesmente Ghee é  o óleo purificado da manteiga, onde toda a água, os elementos sólidos, toxinas da gordura do leite e lactose são completamente removidos. Dá um trabalhão pra fazer! Serei uma consumidora da Juliana com certeza.

Em frente está o Degusto café. Não tomei nenhum, bem queria, mas estava muito cheio. Só bati um papo com o chef Thiago Gaudeda, que me prometeu uma receita para meus leitores em breve. Fiquei encarando um bolo Red Velvet muito tentador enquanto conversávamos. Na próxima vez será parada obrigatória!

Seguindo pelo corredor, à direita está a Gelataio, uma gelateria italiana, nas mãos e comando da chef brasileira Emillene Stival. Ela me contou a paixão por gelatos acabou levando-a para Bologna – Itália, para estudar na Carpigiani Gelato University. Me explicou ainda que um bom gelato se difere do sorvete industrial, principalmente, pelo menor teor de gordura, sobrecarregando menos as papilas gustativas e intensificando o sabor.
Para tirar as fotos tive que concorrer com os muitos clientes, adultos e crianças que se acumulavam em frente a vitrine escolhendo os sabores dos gelatos. Experimentei o Creme Belga. Huummm! Pedaços de chocolate belga em meio a um creme saborosíssimo!

 

Neste ponto chega-se ao final do corredor da direita. Neste mesmo corredor tem mais três restaurantes, mas, não pude conversar com ninguém, pois estavam todos muito ocupados. Um japonês, um árabe e um que ainda está fechado que servirá comida saudável. Seguindo a virada natural à esquerda, pois o mercado é um retângulo encontra-se a esquerda o Vino Bar e a direita a saída para a área externa.
Do vino mostrarei as fotos e outro dia voltarei para conversar melhor com o Thiago Prosdócimo, proprietário do local que estava agitadíssimo em meio a tantos clientes. O conceito do bar é muito interessante. Toma-se o vinho servido ali mesmo em mesas altas, escolha entre garrafas ou algumas opções de taças ou leva pra casa.

A área externa é uma graça. Cheia me mesas, ombrelones e plantas. Um espaço grande e ao mesmo tempo intimista. Ali também se encontram os sanitários, muito bem cuidados, pude observar.
À esquerda da área encontra-se um conteiner onde será o restaurante mexicano Taconteiner, ainda fechado no momento da inauguração.

 

 

Voltando à área interna e seguindo em frente está o Restaurante e loja  Anis Presto do sorridente Chef  Flavio Frenkel. Ele lança neste empreendimento sua própria linha de produtos gastronômicos com marca Anis Presto
As fotos falarão por mim.

 

Neste ponto viramos novamente a esquerda. Ao lado do Anis Presto Encontra-se a Rosângela pescados. Peixes e frutos do mar expostos em uma bela vitrine com cara de bem fresquinhos e selecionados.

 

Ao lado uma bela loja de frutas, a Harue, com frutas nacionais e importadas altamente selecionadas. Comi um Kiwi amarelo se sabor suave e muito doce procedente da Nova Zelândia.  As esculturas em frutas e legumes era uma atração aos passantes.

Em frente está a loja Bon Vivant. Já falei antes sobre a Bon Vivant em uma postarem que fiz sobre as lojas onde compramos os nossos ingredientes no Mercado municipal. (Leia Aqui) Mas fiquei muito contente em saber que a minha loja de queijos favorita também está no Mercadoteca.  Fui recebida pela proprietária, a Flávia Rogoski,  A Bon Vivant vende queijos nacionais e importados, também muitos opções de temperos e massas.

 



Na seqüência, uma loja de utensílios para cozinha, a Platinox. A loja é pequena mas os produtos são de alta qualidade. Panelas tradicionais, de ferro fundido, facas especiais e talheres de cozinhar para todos os gostos. Sem falar na vitrine onde estavam esposos objetos de desejo de muitos gourmets e gourmands: batedeira, liqüidificador e torradeira da marca KitchenAid. Já temos o liqüidificador o resto eu quero!!!

 

 



Por fim, ou se você preferir, logo na entrada do lado esquerdo está a loja de carnes 100% Angus.  Vende cortes de boi da raça angus, cordeiro e porco. Fui atendida pela Ingrid Noceti que me informou  que os animais são criados em Guarapuava, nos Campos Gerais. 



Saindo da 100% Angus e já pronta pra voltar pra casa, me deparei com uma linda, sorridente e simpática moça, em um quiosque de presentes personalizados. Ela me disse que o quiosque será itinerante dentro do mercado. Gostei do avental!

Minha impressão geral do mercado é que é um lugar de altíssima qualidade com produtos nobres e selecionados. Nada posso dizer neste momento sobre os preços, pois não era objetivo naquele momento.  A imagem que passa é de um lugar aconchegante e descontraído para almoçar ou para um Happy hour. O conceito é muito similar ao Eataly de Nova York e os mercados madrileños.
Um lugar para mais do que fazer compras, passear.
Acredito que o Mercadoteca em pouco tempo fará parte do circuito de lazer dos Curitibanos e dos turistas.

 

admin
Elk Oliveira é diretora da agência de viagens Interpraias Turismo. Nas horas vagas e fins de semana, na companhia dos amigos e da família, curte gastronomia, vinhos, música e filosofia. Este blog é o exercício de um hobby cultivado no intuito de compartilhar com os amigos receitas, dicas de vinhos, lugares, pessoas e momentos inesquecíveis.
http://www.entreamigosepanelas.com.br