Receitas do Ronaldo

Lombo de porco temperado com frutas acompanhado de mousse de mandioquinha e banana da terra (Jantar com amigos em Itapema)

Meu aniversário este ano foi realmente espetacular! Foram tantos encontros, abraços, carinhos e jantares maravilhosos que só tenho a agradecer a todos os amigos por todos as demonstrações de amor e amizade.
O nome deste blog é “Entre amigos e panelas” não por acaso. Esta é a realidade na qual ele foi inspirado. Estar entre pessoas queridas em meio a panelas, temperos e muito amor.
Na noite de 12 de outubro  tivemos o prazer de receber dois casais muito queridos em Itapema. Nossos amigos que Uruguaios: Sérgio e Mariana e nossos amigos de Blumenau: Valmor e Rosani.

Sergio e Mariana

Valmor e Rosani

Como sempre foi uma linda festa. Obrigada pelos lindos presentes queridos!

Neste dia o Ronaldo estava inspirado. Criou três novas receitas. Hoje postarei aqui uma delas. Um lombo de porco surpreendente temperado com abacaxi e laranja, acompanhado de um delicioso mousse de mandioquinha e banana da terra.
Deixo agora a receita do lombo pra vocês apreciarem. Em uma próxima postagem publico as outras.

Ingredientes:

  • 1 lombo de porco inteiro de aproximadamente 1 quilo
  • 1/2 abacaxi
  • 3 laranjas Bahia
  • 3 bananas da terra
  • 1/2 quilo de mandioquinha
  • Sal e pimenta do reino branca
  • 1/2 xícara de azeite de oliva
  • 1/2 xícara de manjerição fresco
  • 1 colher de óleo de soja (para grelhar no final
Preparo:
Esprema o suco das laranja, descasque o abacaxi e corte em cubos. Bata no liquidificador o suco de laranja, o abacaxi, 1 colher (chá) de sal e 1 colherinha (café) de pimenta branca.
Tempere o lombo com sal e pimenta a gosto fazendo pequenos furos para que o tempero entre, coloque em um refratário e cubra totalmente com a mistura do liquidificador. Deixe descansar por no mínimo 5 horas.

Retire o lombo do líquido, coloque-o em uma assadeira com um copo do líquido em que ficou marinando, cubra com papel alumínio e asse no forno por 50 minutos a 180 graus. O restante do líquido que sobrou leve ao fogo e deixe reduzir até formar um caldo grosso.  Retire o lombo do forno e deixe esfriar por 10 minutos. (Isso é importante para carnes assadas pois se você corta muito quente perde-se os sucos)  Fatie e dê uma grelhada em uma frigideira antiaderente com o óleo apenas para que doure em ambos os lados.
Enquanto o lombo está no forno, prepare o mousse de mandioquinha com banana da terra.

Cozinhe a mandioquinha com casca. Separadamente cozinhe as bananas da terra descascadas e picadas totalmente cobertas com água por 20 minutos. Descasque a mandioquinha, pique e coloque no liquidificador juntamente com as bananas, uma xícara da água que cozinhou as bananas duas pitadas de sal e pimenta a gosto. Leve ao fogo para aquecer novamente na hora de servir.

Coloque uma panelinha com um pouco de água para ferver. Coloque o manjericão em uma peneira e mergulhe por 3 segundos na agua fervente e em seguida mergulhe-o na água fria. Isso fará com que o manjericão exale seus aromas.  Bata-o juntamente com o azeite levemente no mixer ou no liquidificador na função pulsar de modo que as folhas fiquem apenas quebradas.
Coloque o lombo do prato, despeje o molho de azeite e por cima do lombo coloque uma colher da redução do líquido do tempero inicial. Sirva o mousse em outra tigelinha de modo que corta-se o pedaço de lombo e mergulha-se no mousse para comer.

Como sempre FANTÀSTICO!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *